ColunasNotícias do Parlamento

Requerimentos da oposição continuam sendo rejeitados na volta das sessões da Câmara de Petrolina que serão remotas a partir deste mês

Por Notícias do Parlamento

Por Cinara Marques

 

De novidade mesmo, só as sessões ordinárias online, porque nas votações, os requerimentos digamos ‘espinhosos’ da oposição, continuam sendo rejeitados pela bancada do governo na Câmara de Vereadores de Petrolina/PE, no sertão.

Tiveram requerimentos rejeitados os vereadores oposicionistas Paulo Valgueiro, PSD, líder da bancada; Professor Gilmar Santos, PT, e Gabriel Menezes, do PSL que lamenta os colegas do governo serem obrigados “a baixarem a cabeça nas votações da Casa que são prerrogativas do legislativo”.

Com maioria folgada, fica fácil para a bancada governista rejeitar matérias que não são de interesse da gestão. Foram rejeitados o requerimento nº 077/2020 de autoria do vereador Gilmar Santos que solicitava detalhes de contratações e todo o plano de enfrentamento à Covid-19 encabeçado pela secretaria municipal de Saúde.

“Estamos cumprindo nosso papel, fiscalizando par dar transparência, mas mais uma vez, a população é prejudicada ao não ver essa transparência que solicitamos em novo dos petrolinenses aqui nesta Casa”, disse Gilmar.

Gabriel que tem feito denuncias da qualidade dos produtos colocados no kit alimentar distribuído para alunos da rede municipal, não mediu nas críticas sobre o processo e apresentou o requerimento para saber como foi feito a contratação da empresa que fez a distribuição dos produtos. “O feijão incluído no kit, nem porco come”, disparou o oposicionista.

Paulo Valgueiro sugeriu via requerimento de nº 085 e 087, a criação de uma gratificação de 40% para os servidores do quadro que estão na linha de frente das ações de enfrentamento ao coronavírus em Petrolina. Rejeitada. Sua outra solicitação foi informações sobre o treinamento de da guarda civil municipal. Outro texto negado pelos colegas da situação.

“Nós temos muita tranquilidade em fazer oposição. O verdadeiro papel do homem público é primar pela transparência. Estou no caminho certo, não sou bajulador. Apresentei três requerimentos, dois pedindo transparência e não constam em sua totalidade no Portal de Transparência. O outro, em meio a essa calamidade, pedimos que o prefeito pudesse implementar essa gratificação em nome de quem recebe pouco e estão no enfrentamento, mas foi negado”, lamentou o vereador.

Os debates e trabalhos legislativos estavam suspensos desde março em obediência aos decretos de isolamento social dos governos do estado e municipal. O mês de junho virá com as sessões remotas, via link do canal da Câmara Municipal no youtube, mas segundo o presidente da Casa, vereador Osório Siqueira, MDB, haverá um estudo durante esse mês para ver se existe a possibilidade do retorno às reuniões presenciais.

“Já que foi flexibilizado o isolamento desde segunda, 1º, por meio de decreto municipal, com regras de prevenção e proteção contra a Covid-19, vamos estudar como esse processo se dará aqui no poder legislativo”, considerou Osório Siqueira..

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: