Cultura e TurismoPolíticaTribuna Agro NE

Seminário de Enoturismo movimenta o 2º dia do Salão de Turismo do Vale do São Francisco

Aberto nesta quinta, 9, o Salão de Turismo do Vale do São Francisco em sua segunda edição, movimenta nesta sexta, 10, o Seminário de Enoturismo – Desafios e Perspectivas da Pesquisa para a Indicação Geográfica na Vitivinicultura do Vale do São Francisco. O seminário acontece no Grande Hotel de Juazeiro/BA, das 8h às 17h30 e será realizado pela Embrapa Semiárido como parte da programação do Salão realizado pela Associação Integrada do Turismo na RIDE (Assitur) com apoio da Prefeitura de Petrolina, governo da BA e de PE, entidades, prefeituras de cidades participantes e expositores diversos.

As mesas redondas do seminário debaterão temas como: Aspectos Técnicos e Econômicos Associados ao Desenvolvimento da Vitivinicultura Regional; Acesso às Linhas de Crédito do Banco do Nordeste; Construindo Rotas de Desenvolvimento no Sertão do São Francisco; e Indicação Geográfica dos Vinhos da Região do Vale do São Francisco. As conversas ocorrerão das 14h às 16h30.

Em entrevista ao programa Dupla Conexão desta quinta, a pesquisadora da Embrapa Semiárido, Rita Mércia Borges, explicou a importância do seminário na programação do II Salão do Turismo.

Rita Borges, pesquisadora da Embrapa e coordenadora técnica do seminário (foto reprodução youtube)

“É importante lembrar que a organização do Salão de Turismo tem essa preocupação com a parte técnica da programação, por enxergar que o turismo regional tem uma ligação importante  com os resultados do que se pesquisa nesta importante cadeia produtiva e que envolve a  produção e o turismo do vinho. Lembrar que ao degustar uma garrafa de vinho, se está degustando todo o nosso potencial resultado desse trabalho conjunto com diversas instituições e com vários profissionais envolvidos”, detalhou Rita que coordena a parte técnica do seminário.

Entre os destaques dos debates do Seminário do Enoturismo, Rita registra a discussão sobre a consolidação da indicação geográfica e sua importância para a valorização do produto fabricado na região, a escolha da harmonização do vinho com a gastronomia regional e todo um histórico da importância do vinho para o sucesso do turismo regional contado pelo Sommelier e também vitivinicultor, José Figueiredo.

Além da realização do Seminário de Enoturismo, a Embrapa também participará do evento com um estande, onde irá apresentar tecnologias e pesquisas que desenvolve com foco na vitivinicultura regional e ações voltadas para o turismo no Bioma Caatinga. A área dos estandes do Salão do Turismo estará aberta para visitação durante o período da noite, na Orla de Petrolina.

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: