EducaçãoNotíciasPolítica

Sindicato participa da 4 Conferência Estadual de Educação da Bahia em Salvador

Com a presença de 395 municípios baianos, entre convidados e delegados representantes dos diferentes segmentos (professores, estudantes e gestores municipais), foi realizada em Salvador nos dias 07 e 08 de Abril a 4ª Conferência Estadual de Educação da Bahia (COEED). A APLB Sindicato em Juazeiro se fez presente ao encontro que foi promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Fórum Estadual de Educação (FEEBA).

Para Gilmar Nery, diretor da APLB Sindicato em Juazeiro que participou da conferência, o momento foi importante para o debate e construção de propostas de desenvolvimento do ensino no estado. Ele ressaltou que da COEED foi tirado um documento base para a Conferência Nacional em Brasília, ainda este ano. Dez representantes foram escolhidos no eixo IV para a nacional e entre eles estarão a professora Rosilda representando a educação básica e Gilvandro de Caém que também é da educação básica e ainda representa a APLB Sindicato..

Um dos palestrantes do evento, o coordenador geral da APLB Sindicato Rui Oliveira considerou a conferência um espaço efetivo de debate e formulação de políticas públicas para melhoria da Educação, na Bahia e no Brasil. “Nossa participação foi muito positiva, pois destacamos a importância da valorização dos profissionais de ensino numa mesa muito concorrida. Aproveitamos o momento para denunciar o governo estadual e a truculência dos prefeitos no interior, no tratamento com os nossos educadores. Destacamos a legitimidade da luta dos trabalhadores em defesa do piso e demais direitos e formulamos propostas para garantir a atualização salarial devida, o pagamento dos precatórios e o rateio do Fundeb no estado”, destacou Rui.

Segundo Gilmar, a conferência trouxe grande variedade de temas para debate e um deles foi a valorização profissional da educação. Na oportunidade a APLB Sindicato em Juazeiro manifestou o repúdio a tudo que vem acontecendo em Juazeiro e tornou público aos dirigentes da conferência e a todos os participantes que está em curso no município, um projeto de destruição, de desmonte da educação e da valorização dos profissionais em educação.

“Primeiro com o descumprimento do Art.5º da Lei do Piso nº 11.738 que não repassou os 33,24% do piso nacional do magistério. Além disso, ao dividir o piso nacional em percentuais diferentes, destruiu uma conquista antiga que é a regência de classe. Hoje o governo faz propaganda para todos os munícipes que deu o maior aumento de toda a história de 26,51% quando na verdade foi de apenas 6%. O governo omite o que retirou da regência de classe”, afirma.

Ele chama atenção para algo que está acontecendo e não foi dito na conferência sobre o fato de o Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) não repassar os 26,51% aos aposentados que têm direito à paridade. “Eles descumprem mais uma vez a lei. Aqueles que acessaram o serviço público até 31 de dezembro de 2003 têm direito a integralidade e paridade e eles estão lá submetidos à outra regra que é a dos servidores do município que receberam 11% e, segundo informações que recebemos, esses servidores também só vão receber 11% de reajuste”, alerta o diretor da APLB Sindicato Gilmar Nery.

Ele ressalta ainda que, há claramente nessa decisão, um projeto de totalitarismo que destrói conquistas e não respeita as leis. Uma reunião online será realizada nesta terça-feira (12) às 10h com o Jurídico da APLB Sindicato para discutir de que forma serão criados mecanismos para enfrentar essa questão no IPJ para os inativos e aposentados.

“Vamos também decidir, de vez, como entrar com um mandado de segurança urgente contra o projeto de lei que alterou os salários, o reajuste do piso e também retirou a regência de classe e as gratificações dos trabalhadores em educação do ensino infantil e do 1º ao 5º ano. E, dentro da agenda de lutas, vamos fazer o Dia Municipal de Luto com paralisação, na próxima quarta-feira (20) como mais uma forma de protesto. Queremos aqui já convocar todos os trabalhadores para fazermos um grande panelaço em praça pública”, finalizou Gilmar Nery.

(Assessoria de Imprensa)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: