Política

União entre sindicatos do Vale do São Francisco com a atuação do Ministério do Trabalho foi tema nas falas na etapa final de seminário sindical

Com sindicatos de vários segmentos representados, a demonstração da representatividade e da convergência de temas, encaminhaou a discussão para que a região implante um polo sindical para fortalecimento das conquistas e avanços em novas lutas.

COM VÍDEO

Encerrado no final da tarde e início da noite desta terça-feira, 23, o 1º Seminário de Fortalecimento dos Sindicatos do Vale do São Francisco, realizado no auditório do Sintepe Petrolina das 8h às 18h, teve na etapa final as falas dos representantes do Ministério do Trabalho e Emprego. Os assuntos em discussão encaminharam o objetivo da reunião dos vários sindicatos presentes, representando diversos segmentos que empregam a classe trabalhadora na região.

No final, a demonstração da representatividade e da convergência de temas, encaminhou a discussão para que a região implante muito em breve num segundo momento do seminário, um polo sindical para fortalecimento das conquistas e avanços em novas lutas. Anfitriã do evento, a ex-vereadora e professora Cristina Costa, coordenadora regional do Sintepe Petrolina, apontou as futuras ações dessa junção de vontades focada na proteção dos direitos da classe trabalhadora e no cumprimento das leis trabalhistas.

“Agora cada sindicato vai reunir suas bases, transmitir o recado deste primeiro seminário unificado de todos os sindicatos de nossa cidade e região e reunir forças juntos para as conquistas que iremos buscar de forma unida e com mais força”, disse.

Presidente do Sindsemp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina), Walber Lins deu  demonstração de forte animação com a criação do polo sindical contendo os sindicatos que atuam diretamente na proteção de trabalhadores e trabalhadoras das esferas pública e privada na região.

“Esse é o nosso objetivo e iremos unir todas essas representações para fortalecer o movimento sindical como um todo”, declarou em sua fala durante pouco antes da palestra da superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em PE, Suzineide Rodrigues. A fala de Suzi Rodrigues nós antecipamos em entrevista feita e postada em outro post aqui do site.

Além de Suzi Rodrigues, as palestras da tarde contou com a presença do auditor fiscal e chefe de inspeção da gerência regional do Trabalho e Emprego de Petrolina, Luiz Roma. Ele demonstrou grande satisfação em constatar que o movimento sindical está buscando se fortalecer na medida que se reúne para conhecer e se unir em suas atuações na defesa dos trabalhaodres e trabalhadoras seja da área urbana ou rural.

Roma frisou em entrevista a nossa reportagem, como esse primeira passo dos sindicatos atuarem de forma unida, cada um respeitando seus objetivos, é importantes para que a fisacalização por parte do MTE se torne cada vez mais eficaz e combatida em coibir desrespeitos e descumprimentos diversos no mercado de trabalho.

“Ao darem esse passo para atuarem de forma conjunta, sempre buscando o que é justo e legal para o umprimentos dos acordos coletivos baseados e na elei, fortalece todo o trabalho que o Ministério do Trabalho vem sempre buscando, tendo o cumprimento das leis o foco principial na defesa dos trabalhadores em geral”, citou Roma.

Sindicalista com vários anos de atuação, Soares do Siemaco estava entuasiamado com o encontro do movimento sindical da região.

“Sabemos o quanto é difícil essa missão, então quando nos juntamos a luta se torna meno complicada”, avaliou.

CONFIRA ABAIXO A PALESTRA DE SUZI RODRIGUES, SUPERINTENDENTE REGIONAL DO MTE/PE, PRIMEIRA MULHER E NEGRA A ASSUMIR A FUNÇÃO:

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: