ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Vereadores do governo aprovam estrutura administrativa da Prefeitura de Petrolina, autorizando contratação de comissionados

Três dos quatro vereadores da oposição votaram contra em apoio aos agentes de saúde e guardas municipais concursados que aguardam há mais de dois anos serem convocados pela gestão do prefeito Miguel Coelho.

Por Notícias do Parlamento – Um projeto de lei de autoria do poder executivo causou discussão entre os vereadores do governo e da oposição na Câmara de Vereadores de Petrolina. A matéria entrou na pauta da sessão presencial desta terça, 4, da Casa.

O projeto cria cargos em comissão em detrimento da convocação de concursados como os agentes de saúde e  os guardas municipais que esperam há mais de dois anos o chamamento do prefeito Miguel Coelho para ingressarem no serviço público municipal, um direito adquirido por terem sido aprovados no certame.

Ao defender o governo, o vereador Ronaldo Silva, PSDB, líder da bancada governista, argumentou que o prefeito estaria impedido por lei federal de convocar os concursados.

“Esse projeto não mexe em aumento de despesa. São cargos já criados. O prefeito não pode convocar os concursados devido a uma lei federal que o impede de assim realizar essa convocação”, disse Silva.

Ronaldo Silva, vereador líder do governo no legislativo de Petrolina (foto CMP divulgação)

Outro governista, o vereador Diogo Hoffmann, PSC, usou do conhecimento em gestão como informou na sua fala para explicar pontos da matéria e frisou que essa prerrogativa é do prefeito por que assim o povo o autorizou.

“O prefeito cumpre um direito que lhe foi outorgado pelo povo”, registrou o segundo vice-presidente da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim.

Para Marquinhos do N4, vereador líder da oposição, do Podemos, a Casa vive recebendo a demanda dos aprovados no concurso que cobram a convocação por direito. Ele apontou que não votaria favorável a essa nomeação de cargos, mesmo que os governistas queiram dar a entender que não existe a troca de cargos em comissão por servidores concursados.

Parte da oposição na Casa não aceitou argumentos de se trocar comissionados por concursados em PL do executivo (Foto Iury Aragão, CMP divulgação)

“Estamos aqui cobrando a convocação dos concursados desde o começo desta legislatura e o argumento é de que não existem recursos para a convocação. Agora o poder executivo envia um projeto para contratar cargos. Não seremos favoráveis. Estamos aqui para acrescentar sempre, neste caso, não acrescenta para a nossa cidade nem para nosso povo”, disse o vereador Marquinhos do N4, frisando que o prefeito Miguel Coelho arrumou uma brecha na lei para não convocar os concursados e nomear comissionados.

Colega de Marquinhos do N4 na bancada, a vereadora Samara da Visão, PSD, foi também taxativa na negativa do PL. “Somos sempre pela saúde e estamos vendo como a situação de nossa saúde está muito ruim. Sou contra sim ao projeto”, acompanhou Samara.

O vereador Gilmar Santos, PT, também oposição apresentou alguns argumentos de sua posição contrária e comentou que o prefeito se for da vontade dele, pode convocar os servidores aprovados no concurso.

“Votamos contra porque esse projeto é uma ofensa aos agentes comunitários e os guardas municipais que estão praticamente humilhados por esta gestão para poder ter um direito reconhecido. E esta relação não tem nenhuma função destinada à população. Tenho e mantenho uma posição solidária aos concursados quando se usa a lei para impedir de convocar concursados. Projeto suspeito e que prejudica a lei em favor do povo, denunciamos e votamos contra”, concluiu Gilmar.

Elismar Gonçalves, vereador do Podemos, e o quarto integrante da oposição, argumentou que foi favorável ao projeto de criação e modificação de cargos em confiança da atual gestão, porque apoia sempre que existir pauta para criação de cargos para melhorar o serviço à população, mas solicitou atenção no cuidado com o texto do projeto.

“Tenho já chamado a atenção a péssima qualidade na redação desses projeto  que vêm sendo enviado para esta Casa, por isso faço esse registro como forma de justificar meu voto favorável”, considerou Elismar, sem esquecer que a bancada da oposição tendo ele, Samara e Marquinhos do N4 tem solicitado de forma recorrente a convocação dos concursados, principalmente dos agentes de saúde.

 

 

 

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: