Política

Dia Nacional da Democracia em pauta

Instituto Vladimir Herzog (IVH) lançou na semana passada uma campanha de assinaturas para oficializar 25 de outubro como o Dia Nacional da Democracia.

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) lançou na semana passada uma campanha de assinaturas para oficializar 25 de outubro como o Dia Nacional da Democracia. O dia em questão foi o da morte sob tortura do jornalista Vladimir Herzog, em 1975.

Então diretor de Jornalismo da TV Cultura, Herzog morreu nas dependências do Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo.

Imagem símbolo do período mais sombrio da política brasileira com Herzog sendo simulado a ter cometido suicídio, tese desmentida posteriormente (foto divulgação)

A ditadura tratou a morte do jornalista como suicídio, mas posteriormente tal versão foi desmentida e o Estado admitiu que Herzog foi vítima da repressão política da ditadura militar, episódio que foi marco decisivo na redemocratização do País.

“A oficialização da data servirá para fortalecer os princípios democráticos e honrar a trajetória de todos os que defenderam o direito à liberdade e à democracia”, declarou Ivo Herzog, filho de Vladimir e presidente do Conselho Deliberativo do IVH. (com newsletter jornalista e cia)

 

 

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: