Política

MDA lança projeto que fortalece a produção das mulheres e jovens de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) no Recife

RECIFE/PE – O lançamento oficial do Projeto Jandaíras: Mulheres e Saberes Tradicionais Transformando a Sociobiodiversidade Nordestina, voltado para a promoção da produção agroecológica e empoderamento de grupos de mulheres pertencentes aos povos e comunidades tradicionais da Região Nordeste e do estado de Minas Gerais, será lançado nesta quarta, 21, às 9h.

. O evento acontece no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE em Recife.O lançamento representa um marco significativo na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento das comunidades tradicionais, reconhecendo e valorizando os saberes ancestrais das mulheres nordestinas e dos jovens.

Para Edmilton Cerqueira, Secretário Nacional de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA, “a grande diversidade de segmentos de povos e comunidades tradicionais envolvidos no Projeto Jandaíras e o fato de priorizar Mulheres e Juventudes fazem desta iniciativa uma resposta concreta para a inclusão produtiva e o etnodesenvolvimento nos biomas onde as ações serão realizadas.

A SETEQ/MDA celebra com o conjunto dos grupos produtivos o início das atividades.”

Na ocasião será assinado um Termo de Execução Descentralizada (TED), com a presença de Prof. Marcelo Carneiro Leão – Reitor da UFRPE, Prof. Fernando Freire – Secretário da FADURPE, Prof Ricardo Cavalcanti – Diretor Instituto IPÊ/UFRPE, Prof. Moisés de Melo – Pró Reitor de Extensão da UFRPE, Sr José Nunes da Silva- Presidente da ABA, Edmilton Cerqueira – Secretário da Secretaria de Território e Sistemas Produtivos de Quilombolas e Povos Tradicionais – SETEQ, Patrícia Vasconcelos – Secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia SAF/MDA, Conceição Dantas – Sub secretaria de Mulheres Rurais do MDA, Lilian Rahal- Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN/MDS, Samuel Leite Caetano – Presidente do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, Tainara Nascimento Vidal – Representante da Rede PCT Brasil.

“Para a UFRPE essa é uma grande oportunidade de reafirmar sua vocação em ser uma instituição pública que cumpre seu papel social no apoio às ações de combate às desigualdades e que fortaleça a democracia no Brasil. O Jandaíras é um projeto de extensão que de mãos dadas ao MDA pretende fortalecer grupos de mulheres e as juventudes de PCTs na construção da autonomia e empoderamento, produzindo alimentos, garantindo a segurança alimentar e no enfrentamento ao racismo e à violência de gênero”, disse Laetícia Jalil, coordenadora do Projeto e professora da UFRPE.

A cerimônia contará com mais de 150 convidados de 10 estados brasileiros, entre gestores públicos, representantes de organizações não governamentais, pesquisadoras(es), professoras(es) universitários, estudantes, quilombolas, fundo e fecho de pasto, povo de terreiro, indígenas, quebradeiras de coco babaçu, marisqueiras, ciganas, caatingueiras, pescadoras.

JANDAÍRAS

O Jandaíras é uma iniciativa inovadora que visa gerar renda e inserir mulheres dos Povos e Comunidades Tradicionais em mercados a partir do desenvolvimento ou melhoria de alimentos, bebidas e artesanatos elaborados com produtos da sociobiodiversidade brasileira em agroindústrias comunitárias ou grupos produtivos. Isso permitirá a agregação de valor, aumento da renda, garantia da segurança alimentar e nutricional para as famílias beneficiadas.

SEMINÁRIO

– De 20 a 23 de fevereiro, o projeto promove uma série de atividades que visam promover o intercâmbio de experiências, diálogos construtivos e formação, com foco no fortalecimento das mulheres e juventudes pertencentes aos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Nordeste do Brasil. O evento acontece no SINDSPREV – BR-101, Km 57 – s/n – Guabiraba, Recife.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: