Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/tribunanor/public_html/index.php:1) in /home/tribunanor/public_html/wp-content/themes/portal2018/framework/functions/theme-functions.php on line 2519
Mulheres podem exigir acompanhantes em exames e cirurgias – Portal Tribuna Nordeste
PernambucoPolíticaSaúde

Mulheres podem exigir acompanhantes em exames e cirurgias

SAÚDE NO AR E É SEU DIREITO

As mulheres têm o direito de serem acompanhadas por pessoas, maiores de idade, em consultas, exames e cirurgias nos hospitais público e privado. Para o atendimento realizado na UTI, é necessário solicitar por escrito, com antecedência de 24 horas, um profissional da saúde. Em caso de urgência, o médico não precisa esperar a chegada do apoio.

Antes válido somente na rede pública, a legislação previa o direito do acompanhamento a pacientes apenas para mulheres em trabalho de parto ou com deficiência. Com a ampliação da lei, ela irá ajudar a evitar e minimizar casos de violência contra as mulheres durante os atendimentos médicos em todo o Brasil, como afirma Emília Florentino, advogada e professora do curso de Direito da UNINASSAU Olinda.

“Essa lei é importante, tendo em vista os inúmeros de casos de violência contra a mulher durante os atendimentos médicos, sobretudo, obstétricos, como no episódio de estupro de uma paciente pelo próprio médico anestesista, quando ela estava sedada na mesa de cirurgia para dar à luz seu filho”, afirma.

Para fazer valer a aplicação da Lei, a paciente desacompanhada pode exigir uma profissional da unidade de saúde. Há, também, a possibilidade de aceitar ou recusar a pessoa escolhida, solicitando a indicação de outro profissional, sem precisar justificar a sua preferência. A professora ainda alerta sobre a falta de aviso em hospitais sobre esse direito.

“Embora a Lei determine que as unidades de saúde em todo o país são obrigadas a manter um aviso visível em suas dependências informando sobre o direito do acompanhante, a maioria não cumpre. Sendo assim, é necessário que exista algum tipo de fiscalização por parte dos estados e municípios, a fim de obrigar as unidades de saúde a manterem um aviso em suas dependências e que os veículos de comunicação ajudem a disseminar essa informação”, conclui.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: