Política

No Ceará, justiça eleitoral cassa chapa de vereadores do PSC que fraudou o percentual de gênero nas eleições

Em Petrolina, a suplente Lucinha Mota, PSOL, aguarda decisão semelhante da justiça eleitoral na cidade contra o Avante.

Com Diário do Nordeste

A Justiça Eleitoral do Ceará decidiu, nesta quarta-feira (5), cassar toda chapa de vereadores do PSD que disputou vaga na Câmara Municipal de Croatá (na região da Ibiapaba), após serem identificadas três candidaturas fictícias de mulheres, configurando fraude à cota de gênero.

O recurso ajuizado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará pela Comissão Provisória do partido foi negado. O PSD ainda pode recorrer junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Essa é a primeira vez que uma chapa de vereadores é cassada por fraude à cota de gênero no Ceará.

Com a decisão do TRE-CE, todos os votos recebidos pela sigla no município podem ser anulados. A Justiça Eleitoral determinou ainda a cassação dos diplomas de candidatos eleitos e de suplentes do partido e impôs sanção de inelegibilidade por oito anos às três mulheres que integram a lista.

Em 2020, a sigla elegeu um vereador no município – Zé Mário da Repartição. No entanto, como ainda cabem recursos, ele deve continuar no cargo.

foto iury aragão-cmp divulgação

PETROLINA/PE

Em Petrolina, no sertão do São Francisco, ação semelhante ou na mesma linha, vem sendo conduzida pelo PSOL da cidade contra o partido Avante.

Lucinha Mota, suplente de vereadora do PSOL Petrolina

A suplente de vereadora do PSOL, Lucinha Mota solicita a anulação de todos os votos do Avante por ter denúncia de uso de candidaturas laranjas de mulheres por parte da legenda.

Numa das provas, Lucinha revelou numa LIVE do instagram do PORTAL TRIBUNA NORDESTE que uma candidata faz a campanha sem pedir voto para ela, mas para outro vereador do partido.

O vereador em questão segundo a ação do PSOL contra o Avante é Júnior Gás. A ação aguarda decisão na primeira instancia e está com o juiz eleitoral Marco Bacelar.

Lucinha Mota tem se mostrado confiante na vitória na justiça eleitoral justamente por haver precedentes na condenação de partidos que promoveram a fraude na cota de gênero da sigla. Ante desta decisão no Ceará, outros estados já haviam confirmado a fraude, anulando as eleições dos vereadores dos partidos investigados. No Nordeste, outro caso semelhante ocorreu no Piauí logo no começo do ano.

O vereador Júnior Gás tem negado qualquer irregularidade e continua atuando como um dos 23 vereadores da bancada do prefeito Miguel Coelho, MDB, na Câmara de Petrolina.

 

 

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

 

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: