Política

Pesquisa aponta Petrolina como a cidade onde se menos morre de Covid

Indicadores importantes que a cidade procurou avançar desde o começo dos anos de 2000 como em programas de casa própria, na cobertura do Programa de Saúde da Família e investimentos em ampliação no abastecimento de água e avanços no saneamento básico, especialmente a partir de 2007, ajudaram a maior cidade do sertão de PE a encabeçar este topo divulgado nesta sexta, 26, na Revista Exame.

#Vemvacinaparatodos –  Levantamento publicado pela revista Exame, nesta sexta (26), apresenta as cidades brasileiras com menor mortalidade por coronavírus. No topo do estudo está Petrolina, principal cidade do sertão pernambucano, como município que mais salva vidas da covid-19.

A pesquisa da consultoria Macroplan analisou centenas de cidades com mais de 100 mil habitantes no Brasil.

Petrolina aparece com um índice de 65,3 mortes por 100 mil moradores. Em .seguida, com menor mortalidade estão Taubaté (SP), Ribeirão das Neves (MG), Belford Roxo (RJ) e Ananindeua (PA).

A cidade com maior mortalidade por covid-19, de acordo com o estudo, é Manaus (AM).

Desde o começo da pandemia, Petrolina tem se destacado como a cidade que mais salva vidas do coronavírus no Nordeste. O estudo da Macroplan é o primeiro a catalogar e tornar público os dados comparativos em todo o território nacional.

“Estamos orgulhosos do resultado, em especial, a nossa equipe de saúde, que se dedicou a salvar vidas nesses meses dolorosos. Gostaríamos de ter tido nenhuma morte, mas saber que moramos na cidade que mais salvou vidas, traz esperança para seguir trabalhando”, relata o prefeito Miguel Coelho.

MORADIA, PSF, ÁGUA E SANEAMENTO

Indicadores importantes que a cidade procurou avançar desde o começo dos anos de 2000 como em programas de casa própria, na cobertura de 98% do Programa de Saúde da Família e investimentos em ampliação no abastecimento de água e avanços no saneamento básico, especialmente a partir de 2007, ajudaram a maior cidade do sertão de PE a encabeçar este topo divulgado nesta sexta, 26, na Revista Exame.

Estas foram políticas adotas por gestores mais recentes, anteriores ao prefeito Miguel Coelho como Julio Lóssio e Odacy Amorim que iniciaram esta estruturação social determinante pelo que indica o estudo da Revista Exame para que se morressem menos petrolinenses de Covid entre as principais cidade do Nordeste e do País.

Estas políticas públicas também merecem referência aos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef, do Partido dos Trabalhadores. No âmbito estadual ao ex-governador Eduardo Campos, PSB, que liberou os altos investimentos numa parceria com o governo federal com Lula na presidência via Codevasf, para a execução de muitas obras de ampliação do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, durante a administração de Odacy Amorim de 2007 a 2008.

Investimentos esses que colocaram Petrolina entre as de maior taxa de saneamento do Brasil, prêmio inclusive conquistado por Odacy Amorim no final de 2008. Após a saída de Odacy do governo é que veio a judicialização destes serviços executados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o ritmo diminuiu, o que é uma pena, mas as obras continuam ocorrendo seja por parte da estatal estadual seja por meio da Prefeitura Municipal, claro, de uma forma mais lenta devido ao processo judicial de autoria da administração municipal contra a Compesa.

A ação prevê o fim da concessão do serviço à Compesa e uma autorização para licitar nova gestão dentro do modelo de PPP- Parceria Público Privada. O processo está parado no Tribuna dle Contas do Estado (TCE-PE).

A concessão permanece sendo do Estado por meio da Compesa que mantém os serviços. Vale frisar que a judicalização do serviço de água e esgoto de Petrolina foi iniciada ainda na gestão de Julio Lóssio.

MINA CASA MINHA VIDA

Em um post em sua rede social, um dos candidatos a prefeito em 2020, no campo da oposição a atual gestão municipal, o advogado Júlio Lóssio Filho, do PSD, filho do ex-prefeito Julio Lóssio que administrou Petrolina entre 2008 e 2016, citou a ampliação de 98% de cobertura do Programa de Saúde da Família e a conquista da moradia própria, por meio do Programa Minha Cada Minha Vida.

Duas ações determinantes e fundamentais para que Petrolina pudesse nesta pandemia, desfrutar desta colocação positiva no meio de tanto caos em que o Brasil se encontro com tantas mortes e a explosão de variantes e cepas do novo coronaírus que estão infectando com maior velocidade e de forma mais perigosa, a população brasileira e com o ritmo da vacina ainda muito lento.

“Isso se deve, claro, ao esforço e sacrifícios diário dos nossos heróis da saúde, médicos, enfermeiros, agentes de limpeza, enfim, todos que salvam vidas diariamente. Mas o estudo mostrou que dois fatores foram fundamentais para que a gente pudesse ter o índice reduzido de mortalidade na nossa cidade. A cobertura do Programa de Saúde da Família que o ex-prefeito Julio Lóssio deixou como a segunda maior do Brasil e além disso, outro dado importante que poderia passar despercebido. Mostrou que o investimento em moradias para reduzir o numero de moradias inadequadas em nossa cidade que promovem aglomerações, foi fator determinante  para que a gente tivesse a redução dessa taxa de mortalidade. Isso nos mostra que a politica pública descente, honesta, voltada para as pessoas, para a moradia e para trazer dignidade para a nossa gente, é o caminho a ser seguido sempre”, postou Julio Lóssio Filho num vídeos em suas redes sociais.

Confira o estudo publicado na revista Exame no link: https://exame.com/brasil/cidades-que-mais-salvam-vidas-na-pandemia-o-ranking-das-campeas/

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: