ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Qual será o perfil da próxima legislatura da Alepe? O Tribuna Nordeste mostra

#tribunanordestedeolhoem2022 - com VÍDEO Live Coluna BASTIDOR

Por Notícias do Parlamento – Os mais de 5,7 milhões de eleitores que foram às urnas em Pernambuco, no último domingo (2), definiram os 49 parlamentares que atuarão na Alepe nos próximos quatro anos.

A partir de 2023, o Legislativo Estadual terá um menor número de partidos e menos participação feminina em relação a 2018.

Renovação

Ao todo, 25 deputados foram reeleitos, o que representa uma renovação de 49% dos membros. O número é próximo ao verificado nas últimas eleições, quando a recondução foi alcançada por 24 parlamentares.

Participação feminina

Embora o pleito deste ano tenha entrado para a história por garantir, pela primeira vez no Estado, a eleição de uma governadora e eleger a primeira senadora que é a atual deputada estadual, Teresa Leitão, do PT,, houve redução no número de mulheres na Alepe.

A atual bancada de 10 deputadas – a maior da história da Alepe desde a eleição de Adalgisa Cavalcanti, em 1945 – reduzirá para seis em 2023. O número representa 12,2% de participação feminina no Parlamento pernambucano.

Raça e escolaridade

Entre os parlamentares eleitos, 32 declararam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ser brancos; 12, pardos; e cinco, pretos. Sobre a escolaridade das deputadas e deputados estaduais, 30 possuem o Ensino Superior completo e outros seis, Superior incompleto. Concluíram o Ensino Médio 11 deles e dois possuem Ensino Fundamental completo.

Partidos

Se a atual legislatura foi formada por 19 partidos diferentes, a partir de 2023 serão 12. A bancada do PSB, partido do governador Paulo Câmara, continuou com o maior número de parlamentares, contabilizando 14 eleitos. Na sequência, vem o PP, com oito, seguido por PL e União, com cinco representantes cada. PSDB, PT, PV e Solidariedade obtiveram três vagas, cada, enquanto o Republicanos conquistou duas e Patriota, PCdoB e PSOL, uma cada.

PSB e PL foram as legendas que mais ganharam cadeiras em relação às últimas eleições: três a mais para cada uma delas. O PSC, por sua vez, saiu de cinco eleitos em 2018 para nenhum em 2022.

Uma novidade no pleito deste ano é a presença das federações, que são a união de dois ou mais partidos que devem atuar como um só por no mínimo quatro anos. Elas têm abrangência nacional e envolvem recursos de campanhas, propaganda eleitoral, obtenção de cadeiras e convocação de suplentes.

São elas: Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Federação PSDB Cidadania e Federação PSOL Rede.

foto divulgação

Ingresso

Com relação às votações, 42 foram eleitos por meio do quociente partidário (QP), que representa o número de candidatos que ocuparão as vagas pela legenda. O QP resulta da divisão dos votos adquiridos por cada legenda – tanto os nominais (dados diretamente aos candidatos) quanto os conferidos ao partido – pelo quociente eleitoral, que é a divisão do total de votos válidos pelo total de vagas disponíveis.

Por fim, outros sete parlamentares foram eleitos para vagas não preenchidas pelo cálculo anterior. Essas sobras ocorrem quando o produto da divisão é uma fração. Para resolver a situação, calcula-se uma média (divisão dos votos do partido pelo QP). A legenda com maior quociente médio recebe a primeira vaga. O cálculo é refeito sempre considerando a nova vaga recebida, até esgotarem-se as sobras.

Confira a lista dos integrantes da Alepe na próxima Legislatura, por partido:

PSB

Aglailson Victor

Dannilo Godoy

Delegada Gleide Ângelo

Diogo Moraes

Eriberto Filho

France Hacker

Francismar Pontes

Jarbas Filho

José Patriota

Rodrigo Farias

Rodrigo Novaes

Sileno Guedes

Simone Santana

Waldemar Borges

 

PP

Adalto Santos

Antônio Moraes

Claudiano Martins Filho

Henrique Queiroz Filho

Jeferson Timóteo

Kaio Maniçoba

Pastor Cleiton Collins

Pastor Júnior Tércio

 

PL

Abimael Santos

Alberto Feitosa

Joel da Harpa

Nino de Enoque

Renato Antunes

 

União Brasil

Antonio Coelho

Chaparral

Romero Albuquerque

Romero Sales Filho

Socorro Pimentel

 

PSDB

Álvaro Porto

Débora Almeida

Izaías Régis

 

PT

Doriel Barros

João Paulo

Rosa Amorim

 

PV

Gilmar Júnior

João de Nadegi

Joaquim Lira

 

Solidariedade

Fabrizio Ferraz

Gustavo Gouveia

Luciano Duque

 

Republicanos

Mário Ricardo

William Brigido

 

Patriota

Joãozinho Tenório

 

PCdoB

João Paulo Costa

 

PSOL 

Danielle Portela

Veja nossa Live Coluna BASTIDOR sobre essa nova cara da Alepe na próxima legislatura:

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: